Recurso para a prova do Ministério Público de São Paulo 2011 - Luciana Sartori

A prova do Ministério Público de São Paulo, aplicada em 31.07.2011, para o cargo de Oficial de Promotoria I, de nível médio, apresentou uma questão passível de recurso, a de número 17.
            A questão apresentou duas frases: 1 - Não se tratam de questões educacionais. 2 - Deve-se avaliar melhor os fatores desenvolvidos. Sobre elas, fez duas considerações: I. O verbo “tratar” deveria estar no singular. II. O verbo “dever” deveria estar no plural.
            A primeira consideração feita sobre a primeira frase está correta, pois o "se" empregado na oração é índice de indeterminação do sujeito, por isso o verbo deveria mesmo estar  no singular.
            A segunda consideração por sua vez feita sobre a segunda frase está equivocada, pois diz que " o verbo 'dever' deveria estar no plural " e , no entanto, o verbo "dever" poderia estar no plural, já que sua elaboração permite duas interpretações e consequentemente duas concordâncias, de acordo com Domingos Paschoal Cegalla, em Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, Companhia Editora Nacional, 43ª ed., pág. 425, a saber:

            "Nas locuções verbais formadas com os verbos auxiliares poder e dever , na voz passiva sintética, o verbo auxiliar concordará com o sujeito. Exemplo: Devem-se ler bons livros. [= Devem ser lidos bons livros.] [sujeito: livros; locução verbal: devem-se ler]. Entretanto, pode-se considerar sujeito do verbo principal a oração iniciada pelo infinitivo e , nesse caso, não há locução verbal e o verbo auxiliar concordará no singular. Assim: Deve-se ler bons livros.  [sujeito: ler bons livros; predicado: deve-se]. Em síntese: De acordo com a interpretação que se escolher, tanto é lícito usar o verbo auxiliar no singular como no plural. Portanto: Devem-se [ ou Deve-se] ler bons livros. ".

            Sendo assim, o mesmo raciocínio ocorre na frase 2 da prova, pode-se fazer as duas concordâncias: Deve-se [ ou Devem-se] avaliar melhor os fatores desenvolvidos. Por esse motivo, o item II da questão 17 está errado, pois o verbo dever não deveria  estar no plural, apenas poderia estar no plural, como fica claro pela explicação citada acima. Dessa forma, lembrando que o item I está correto, como já foi ratificado acima, o gabarito deveria ser "a", e não "c".

Professores Luciane e Néslon Sartori

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Problema 15 - Lógica - Resolvido - 2011

Problema 68 - Concurso Petrobras - 2011- Matemática - Resolvido